PIVOT POINT CELEBRA 50 ANOS


“Pensamentos… idéias… visões… Tudo começa na mente. Seja criando um design de cabelo, uma escultura, uma pintura ou uma empresa, nada acontece até alguém pensar naquilo. Minha própria visão do trabalho de minha vida (e da criação da Pivot Point) veio quando descobri a BAUHAUS, a mais celebrada escola de arte dos tempos modernos. Seu objetivo, assim como o nosso, era de treinar artesãos para elevar suas habilidades até um nível mais alto de criatividade artística.
Leo Passage – Fundador

Em 2012, a Pivot Point, uma das principais academias para a formação de profissionais da beleza no mundo, completa 50 anos. Líder em Educação Continuada no segmento, a Pivot Point é muito mais do que uma simples academia de ensino de tendências e cortes prontos. São quatro centros de pesquisa cosmetológica, uma rede de Escolas Filiadas, Centros de Graduação e Academias de Aperfeiçoamento Profissional espalhados por mais de 75 países. Idealizada por Leo Passage (1936-2011), a Pivot Point é uma empresa familiar, que se orgulha em desenvolver os melhores materiais, programas e sistemas educacionais do mercado da beleza.

COMO TUDO COMEÇOU
Há exatos 50 anos Leo Passage ficou fascinado com a BAUHAUS, a mais celebrada escola de arte da modernidade. A escola tinha como objetivo ensinar aos artesãos como desenvolver suas habilidades e recursos para atingir novos degraus da criatividade artística, proporcionando-lhes uma formação superior. Desta forma, artistas e artesãos unificavam a alta competência técnica e o impulso do design criativo.

Inspirado, Passage reuniu, em 1962, acadêmicos do curso da Faculdade de Belas Artes de Chicago (EUA) com especialistas em Arte e Design e grandes profissionais cabeleireiros criadores de tendências de todo o mundo, para criar a filosofia e desenvolver seu próprio método educacional, que depois evoluiria para o sistema Pivot Point. A filosofia BAUHAUS foi adaptada, criando o Design de Cabelo (Hair Design), uma forma de arte que utiliza o cabelo como matéria-prima e como meio de expressão. Forma, textura e cor são regras da arte do cabelo e seguem os mesmos princípios que valem para a pintura, a escultura e a arquitetura. Ao fazer esta adaptação, a Pivot Point fornece a estrutura educacional para desenvolver verdadeiros designers de cabelo.

Assim como na filosofia BAUHAUS, o sistema educacional Pivot Point afirma, além de ser belo, o design de cabelos precisa ser funcional e com resultados previsíveis. Esta habilidade de se prever o resultado de um design desejado está fundamentada no entendimento de que cada design tem elementos básicos, que podem ser manipulados para produzir uma variedade de efeitos. Esta informação fundamental era então apoiada não apenas ensinar os “comos” do design de cabelo, mas também os “porquês”.

Ao dar aos alunos a habilidade para fazer decisões de design, Leo Passage e sua equipe de educadores fugiram dos métodos de ensino tradicionais, permitindo aos alunos criar confiança e independência como designers. Hoje o Método Pivot Point forma e atualiza profissionais cabeleireiros como hair designers em mais de 75 países do mundo.

VISÃO EDUCACIONAL
A Pivot Point acredita na importância do ensino como forma de estimular a liberdade de criação do profissional cabeleireiro. Essa liberdade é oferecida por meio da tecnologia de ponta na educação, utilizando desde as referências mais tradicionais até os sistemas de aprendizagem interativos e as ferramentas e tecnologias do futuro.
Por isso, o sistema educacional da academia é continuamente atualizado, de forma a permitir que seus alunos possam embarcar em suas próprias jornadas de aprendizagem ao longo de sua vida, sempre alcançando novos horizontes de criatividade artística.

A PIVOT POINT NO BRASIL

Desde 2004 a Pivot Point oferece aos profissionais brasileiros cursos com todo embasamento científico desenvolvido internacionalmente pelos centros de graduação, redes de escolas e núcleos de pesquisa, ao redor do mundo. No país, a marca é representada pela UpStyle Aperfeiçoamento Profissional Ltda., empresa da holding IBG Participações e representante oficial e exclusiva da marca no país desde 2003. Só a UpStyle representa e detém em território nacional todos os direitos de comercialização da Pivot Point International, Inc.

Assim como a Pivot Point International, no Brasil a Academia tem como principal objetivo capacitar profissionais cabeleireiros e fazer com que eles se tornem capazes de analisar, visualizar e planejar seu trabalho antes de executá-lo, com absoluta certeza do resultado final. Por meio desta filosofia educacional o profissional aprende a trabalhar unindo conhecimento sobre design, inspiração e talento. As novas técnicas e habilidades aprendidas só fazem desenvolver ainda mais a criatividade do profissional, que tem a segurança de criar livremente, sem correr riscos desnecessários. O profissional se torna mais criativo, preciso, hábil e rápido no dia a dia do salão.

Desta forma, não é mais necessário sair do Brasil para buscar novos conhecimentos ou realizar um curso da mais alta qualidade. Por ser uma Academia Internacional, os cursos oferecidos pela Pivot Point no país utilizam-se dos mesmos conhecimentos, técnicas e materiais utilizados ao redor do mundo, embora adaptados à realidade local. Os educadores são profissionais brasileiros, conhecedores da realidade local, treinados e avaliados pela Pivot Point International dos Estados Unidos. Todos os cursos da Pivot Point aliam teoria e prática, fundamentos e moda. As práticas são feitas em manequins com cabelo natural, fazendo o profissional colocar a “mão na massa”, o que permite conseguir fazer com precisão o que foi visualizado nas aulas.

O enfoque de Educação Continuada oferece a percepção de que ainda existem muitas coisas para estudar, saber e conhecer. Percepção esta complementada por nosso Portfólio de Cursos e pela quantidade de assuntos abordados nas apostilas de cursos, eterna fonte de consulta para a continuidade do aprendizado.

OS PRÓXIMOS 50 ANOS
A Pivot Point International continua focada e empenhada em oferecer qualidade e uma educação cada vez mais evoluída aos seus clientes. Estudantes de Cosmetologia e cuidados com a pele, profissionais de salão, proprietários e fornecedores educacionais têm sido os principais parceiros da Academia e, consequentemente, valorizados nos últimos 50 anos. Por isso, a Pivot Point espera proporcionar a esses profissionais, habilidades e capacitação para o sucesso por muito além dos próximos 50 anos.

Comente       Envie para um amigo       Imprima esta página      

Envie esta página para um amigo:

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:

XCV4

Comente!

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Alameda Campinas, 463 Cj. 10C 10º andar | Jardim Paulista | São Paulo SP cep 01404-000
Fone (11) 3522-3002 | (11) 3541-1900 | comercial@pivotpoint.com.br
Rio de Janeiro | Fone (21) 2244-3252 | rio@pivotpoint.com.br
Curitiba | Fone (41) 3015-9280 | comercial@pivotpoint.com.br