ESCOLHA A BELEZA: Yolly ten Koppel

Por Anne Moratto

Yolly ten Koppel
Cidade natal: Zwolle, Holanda
Ícone da Indústria: Trevor Sorbie. Ele me ensinou a continuar pensando de maneira não convencional, a explorar novas ideias, a não me levar tão a sério e também que a vida e o cabelo são divertidos. Além disso, não se esquecer de curtir a ‘viagem’ enquanto foco no meu objetivo.

O que faria se não fosse Cabeleireira?
Editora de moda (Anna Wintour tem sorte de eu não ser…)

O que está lendo agora?

The Power of Fashion: About Design and Meaning, em tradução livre: O Poder da Moda: Sobre Design e Significado, de Jan Brand, Jose Teunissen e Anne Van Der Zwaag

Seu Dia Favorito?
Clima agradável, na praia, ou jantando com amigos… e com um bom vinho.

Talento secreto?
Cozinha saudável

O que fazer em um dia de folga?
Compras, passear com minha irmã e seus cachorros e cozinhar com os amigos.

Qual seria o título da sua autobiografia?
“A Vida Boa”

Lema
Viva como se você fosse morrer amanhã. Aprenda como se você fosse viver para sempre.

Em Março, no America’s Beauty Show em Chicago, Yolly ten Koppel, Diretora Internacional Técnica e de Criação da Pivot Point, recebeu o prêmio L.E.O. Award.  A Pivot Point, rede internacional de academias de beleza que comemorou, em 2012, 50 anos de ensino profissional de qualidade, batizou o prestigiado prêmio em homenagem ao fundador da Pivot Point, o lendário cabeleireiro Leo Passage. A homenagem reconhece contribuições de Liderança (Leadership), Excelência (Excellence), Excepcionais (Outstanding) em educação. “Se eu ajudo os educadores a se tornarem professores melhores, se ensino os alunos a criar com o cabelo ou se eu crio um novo look em um cliente no salão, então eu estou mudando vidas. É isso o que eu amo fazer. Sinto-me realizada, é inspirador, e transforma cada dia em uma experiência diferente”, disse Yolly, ao receber o prêmio.

Enquanto seus alunos podem atestar sua paixão e sua influência exemplar, Yolly revela que por vir de uma família de cabeleireiros (avó, mãe e tio) sua natureza naturalmente rebelde relutou em entrar no negócio da família. “Eu fui uma criança que não queria fazer o que os outros faziam,” disse ela. Atualmente, sua rebeldia aparece quando ela desafia os limites no design de cabelo, quando ensina seus alunos, cabeleireiros e educadores a irem além dos limites visíveis e das limitações individuais. No entanto, ela também ensina aos alunos que para quebrar as regras é necessário ter uma fundamentação técnica muito sólida.

“Quando eu comecei a trabalhar no salão eu me dei conta que isso era o que eu realmente gostava e que queria me tornar,” diz Yolly. “Isto me motivou a estudar e me formar em cosmetologia. Foi também onde fiz meu estágio (um dia de aula e quatro trabalhando no salão). Foram dois anos de treinamento básico para cabelo feminino e dois anos de treinamento básico para cabelo masculino. Depois, fiz à noite o curso avançado para cabelo feminino por dois anos, e dois anos de curso avançado para cabelo masculino.”

Yolly entrou na Pivot Point em 1991 e dez anos depois abriu uma academia de beleza avançada na Holanda, Engels & ten Koppel Advanced Center. Nesses dez anos, ela ganhou diversas premiações profissionais (como a Coiffure, na Holanda), construiu sua imagem na mídia impressa, televisiva e nos palcos de todo o mundo. A Pivot Point a considerou Educadora do Ano por três anos consecutivos e em 2001, ela foi indicada para ser Diretora Artística da Pivot Point Internacional, sendo responsável pela nova publicação educacional voltada para salões, o Design Forum.

“Eu aconselho os novos profissionais da beleza a explorarem todas as opções disponíveis, para poderem ver a que mais se ajusta a eles”, diz ela. “Se você descobrir isso, conviva com pessoas competentes e talentosas que possam ajudá-lo a chegar onde você quer. Não tenha medo de pedir, de perguntar! Ofereça-se para trabalhar de graça e para ser assistente de alguém que você admire para poder ver como ele trabalha. Esta é uma ótima maneira de se diferenciar dos demais. Faça o máximo de cursos que puder. Com paixão e vontade, qualquer coisa é possível desde que haja foco.”

No fim, a verdadeira prova da habilidade de um professor são seus alunos. Alison Shipley, Editora da revista FIRST CHAIR e Editora Executiva de Vídeo/Mídias Sociais da revista MODERN SALON, foi aluna da Yolly. “Quando eu era uma aluna na Academia Pivot Point, participei de um curso em Londres onde tivemos a sorte de ter Yolly ten Koppel como educadora nos workshops hands-on na Academia Sassoon. Como éramos iniciantes, os cortes que a Yolly queria que aprendêssemos pareciam extremamente avançados. Mas seu estilo de ensino é tão fácil de entender que nunca havia perguntas no final das suas demonstrações. Ela é tão fantástica… não me surpreende que tenha ganhado tantos prêmios como educadora.”

Comente       Envie para um amigo       Imprima esta página      

Envie esta página para um amigo:

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:

5S6D

Comente!

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Alameda Campinas, 463 Cj. 10C 10º andar | Jardim Paulista | São Paulo SP cep 01404-000
Fone (11) 3522-3002 | (11) 3541-1900 | comercial@pivotpoint.com.br
Rio de Janeiro | Fone (21) 2244-3252 | rio@pivotpoint.com.br
Curitiba | Fone (41) 3015-9280 | comercial@pivotpoint.com.br